Quem sou eu

Minha foto
São Caetano do Sul, São Paulo, Brazil
QUEM SOU EU? ... Artesã, meio autodidata. Corinthiana. Apaixonadíssima por artes e artesanato, casada com um super-maridão, mãe de 3 meninos maravilhosos. Dona de uma imaginação produtiva, inventiva e criadora, sempre sonhei em fazer da arte minha profissão. Criei este blog para compartilhar minhas obras e tantas outras maravilhas que encontrar por aí...

Introdução

PARABÉNS!!

Você acaba de entrar no Vida de Rata, o melhor blog do mundo, segundo minha mãe! RSRSRS...

Embarque no meu mundo particular, nos meus domínios, onde tudo o que quero é possível, aqui você vai encontrar o mundo de uma dona de casa louca, mas com muito glamour, vai viver comigo meu passado, meu presente e meu futuro, vai participar dos meus problemas, das minhas tempestades em copos d’ àgua, vai conhecer minhas decisões, opiniões, meus sonhos, minhas loucuras, minhas dúvidas e minhas bobeiras, verá que alguns dos meus dias são cinzas e nublados em compensação outros são multicoloridos...

Aqui na minha toca, você pode comentar, opinar, criticar, concordar ou discordar, (só não vale ofender), isso não significa que vou mudar de opinião ou atitude, sou teimosa, determinada, persistente, metódica, obstinada, contudo, também posso ser mutável, mas isso, só acontece por mim mesma, não mudo por nada, nem por ninguém. Cabeça dura, eu¿!¿...

Falo e faço sempre o que quero e o que penso, sem medo do que os outros vão dizer, já foi o tempo em que a opinião alheia, me incomodava. Já me senti o patinho feio, já fui Cinderela, agora sou uma pacata Rainha do lar, criando sua grande e amada prole.

Apaixonada por animais, ligada na leitura e na escrita, observadora e tagarela, contadora de histórias, às vezes, a minha se mistura ao texto, outras são meramente opiniões sobre aquilo que vejo e sinto, curiosa e inventiva, louca pela família, extravagante até a raiz, e simples de coração, é assim que me vejo.

Acho que o nome Rata, me cai bem! Por quê¿

Ora...porquê sim!!

Veja você mesmo, não se acanhe, entre e sinta-se à vontade, seja muito bem vindo!

As páginas da minha vida o aguardam de portas abertas !

Dona Rata

"Eu me amo, não posso mais viver sem mim"

"Eu me amo, não posso mais viver sem mim"
EU ?! EGOCÊNTRICA ??!! ...

SIMONE AUDREI /Dona Rata

SIMONE - Origem: Hebraico Significado: aquela que ouve. AUDREI - Origem: Teutônico Significado: diminutivo de Alda, que significa: velha, sábia e rica.

terça-feira, 17 de maio de 2011

"ONDE NÃO HÁ PONTES, O QUE RESTA PARA ATRAVESSAR? ..."


MINHA COLEÇÃO DE PONTES







As pontes sempre me fascinaram, me intrigaram, particularmente aquelas incrustadas no meio das matas,  que passam por sobre  abismos profundos  ou maravilhosos cursos d'água.
Aprecio também aquelas pontes decorativas, construídas para serem utilizadas em jardins, que produzem um belo e harmonioso efeito, transpondo espelhos d'água, pequenos córregos, riachinhos,  corredeiras, lagos, etc.


Não sei bem porque, tento descobrir uma explicação  para este encantamento que me provocam as pontes, acredito que este atrativo peculiar remonta aos tempos, em que bem pequenina passeava com meu avô, que tinha o hábito de visitar todos os jardins, praças e parques da cidade e de fora dela, para contemplar a natureza, simplesmente ouvir o som do silêncio ou o som dos próprios passos esmagando as folhas secas, o sussurro do vento, assistir ao espetáculo da cantoria dos pássaros, atravessar as pequenas pontes, olhar por cima delas, ver as coisas refletidas, os peixes bailando nas águas, ou mesmo para apenas sentir a fragrância das flores, da mata...


Diversas vezes, fomos a cidade de São Vicente , apenas para passar pela Ponte Pênsil, sentir sua estrutura trepidante e o gemido das tábuas de madeira sob os pneus do automóvel, apreciar a linda paisagem litorânea ao redor e sentir o cheiro do mar, era emocionante !!!


Os passeios ao lado do meu avô, eram sempre muito especiais e pitorescos, éramos companhias extremamente agradáveis um para o outro, uma dupla inseparável!
Estávamos sempre desbravando locais para nós desconhecidos. Se avistássemos uma pequenina ponte ao longe, sentíamos imediatamente a necessidade de atravessá-la, de transpô-la, despertava-nos o desejo, o prazer de cruzá-la e desvendar seus riscos e mistérios.


Algumas exigiam bastante coragem para quem se aventurasse a cruzá-las. Mas eram aventuras relaxantes, tranquilizadoras... de cima de uma "pontezinha", olhando para dentro do riacho de águas cristalinas, contemplando o fluxo turbulento, muitas vezes, cercado pelo silêncio daquela paisagem poética e deliciosamente bucólica, percebíamos uma sensação de quietude, de repouso, de paz, acalmando os sentimentos mais agitados.


Gosto de todos os tipos de pontes, pontes de pedra, metálicas, de concreto, de ferro e aço, de madeira, pontes suspensas, pontes levadiças, pontes cobertas, pontes improvisadas, simples pinguelas, pequenas, delicadas, serenas,  pontes de arquitetura e engenharia modernas, que se superam a cada novo projeto, embora estas, não tenham o mesmo charme e romantismo das demais.


Gosto das pontes pela beleza e engenhosidade das construções, algumas são verdadeiras obras de arte da engenharia, pela singela e perfeita simetria com o ambiente, são obras que permanecem integradas a paisagem com naturalidade, gosto pelo seu valor funcional, por ser um símbolo de avanço, são construídas por razões práticas, porém com uma estética cada vez mais vistosa, incrível  e curiosa, e frequentemente tornam-se cenários de filmes famosos e passam a ser pontos turísticos, verdadeiros cartões postais, tamanha sua magnitude, arrojo e beleza.


O maravilhoso nas pontes é que possibilitam novas descobertas e encontros, são passagens para lá, para cá, para os sonhos ...
Pontes simbolizam união, elo, ligação, nos levam de um lado a outro, ligam o meu mundo ao seu mundo,  ligam o cá e o lá, o conhecido ao desconhecido, nos possibilita descobrir o que há do outro lado, encurtam caminhos, facilitam a superação de obstáculos, transpõe pontos inacessíveis separados por rios, lagos, mares, vales, abismos e tantos outros obstáculos naturais ou artificiais, unem pessoas, povos, caminhos, cidades, países, ligam enormes distâncias, enquanto resistem bravamente às forças da natureza.


Gosto de outras pontes também, como as pontes aéreas... ou as pontes virtuais, que nos levam à outras margens ...


Um dia, ainda terei uma ponte para chamar de minha...




"O MAIS DIFÍCIL DE APRENDER NA VIDA,
É QUAIS AS PONTES A ATRAVESSAR
E QUAIS AS LIGAÇÕES A CORTAR."
                                                                                           (autor desconhecido)


Um comentário:

  1. Pontes são lindas mesmo. Me lembrei de um filme maravilhoso: As Pontes De Madison. Você viu?
    às vezes, cruzar uma ponte é deixar algo para trás, é avançar. E isso exige certa coragem, não é?
    bjs

    ResponderExcluir